segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lançamento do livro Nocturno | Rui Chafes

lançamento do livro
Nocturno - Rui Chafes
Projeto Respiração
Texto Marcio Doctors
Ensaio fotográfico Vicente de Mello
Sexta-feira, 8 de outubro, às 19:30h
Livraria da Travessa Shopping Leblon
Palestra com o autor e o artista no auditório da livraria às 19:30h;
após a palestra exibição do filme Durante o fim, de João Trabulo, sobre a obra de Rui Chafes;
Livraria da Travessa
Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, n. 290, loja 205 A.
saiba mais sobre o Projeto Respiração http://projetorespiracao.blogspot.com/


Nocturno apresenta a leveza e a profundidade da obra de Rui Chafes na sua intervenção como artista convidado para a 7a edição do Projeto Respiração. Esse projeto, iniciado em 2004, trouxe a arte contemporânea para a Fundação Eva Klabin e a intervenção Nocturno, de 2007, mostrou perfeita sintonia com o espírito do projeto e especialmente com o clima da casa-museu, antiga residência da colecionadora Eva Klabin, alguém que sem dúvida apreciava a penumbra e criou para si mesma uma existência “noturna”.
O inspirado texto do curador Marcio Doctors traduz a essência da produção deste artista português, ferreiro e filósofo ao mesmo tempo. Suas obras são levíssimas, mesmo quando imensas esculturas de ferro negro-opaco, mostrando que aquilo que vemos nem sempre reflete sua matéria formadora. Artista que valoriza a palavra, Rui oferece às suas obras títulos cheios de significados, que não se encerram em si mesmos, mas que incitam a reflexão, mexem com os sentimentos, verdadeira poesia.
Nocturno traz em suas páginas pretas e brancas, além do texto do curador, as belíssimas imagens das obras expostas – algumas especialmente criadas para os ambientes da casa e outras que apesar de já existentes encontraram entre as obras da coleção seu verdadeiro habitat. Traz ainda uma densa conversa entre Marcio e Rui que revela a alma do artista, suas aspirações, intenções, convicções e experiências. Termina com um breve registro sobre o Projeto Respiração e as edições anteriores a Nocturno.
Este livro vem perpetuar uma intervenção efêmera e enriquecer a reflexão sobre o lugar da arte, através do registro desse encontro fantástico da obra de Rui Chafes com um espaço privilegiado para a sua manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário