quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Plataforma de Pesquisa | Renata Bernardes Proença

Plataforma de Pesquisa
programa de divulgação de teses universitárias em arte

A transformação da relação artista – obra – espectador através da arte de Joseph Beuys, Hélio Oiticica e Robert Smithson

Com Renata Bernardes Proença
Doutora em Sociologia da Arte e professora do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes/RJ

26 de outubro, terça-feira, às 17:30h

Entrada Gratuita
para sua comodidade, garanta seu lugar com antecedência:
tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br ou basta chegar antes do início do evento.
visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 inteira r$5,00 meia
gratuidade: crianças até 10 anos
clube do assinante do globo: 20% de desconto
coordenação: Marcio Doctors
consultoria: Gloria Ferreira

imagem: Amarillo Ramp - Robert Smithson, 1973

Uma pesquisa sobre as transformações da relação artista – obra – espectador que marcaram profundamente o mundo da arte nos anos 60/70. A noção de “obra” e os espaços da arte são ampliados numa relação social inédita que emerge no campo da arte e é estudada através das produções e da experiência da arte de Joseph Beuys, Helio Oiticica e Robert Smithson. Três exemplos emblemáticos pertencentes a três culturas: alemã, brasileira e americana. O processo de transformação da atitude interna do artista em relação a sua “obra” e ao espectador é analisado a partir dos primeiros objetos-conceitos até o desenvolvimento de uma arte ambiental.

Renata Proença
Doutora em Sociologia da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS – Paris). Participou como pesquisadora e curadora nos projetos : Les Amériques Latines en France (exposição e livro), Seminário Internacional sobre Paisagismo em homenagem e com a presença de Roberto Burle Marx (França) ambos sob a direção do sociólogo e critico de arte Jacques Leenhardt com quem continua uma pesquisa sobre Arte e Natureza. Assistente de curadoria de Agnaldo Farias no MAM – RJ. Atualmente é pesquisadora do Fórum Permanente: Museus de Arte entre o público e privado no estudo sobre Economia das Exposições de Arte Contemporânea no Brasil. Professora de Curadoria de arte do curso de Produção e Política Cultural e da pós graduação em Arte e Cultura do Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário