terça-feira, 16 de março de 2010

Plataforma de Pesquisa | Milton Machado

A Fundação Eva Klabin recomeça no dia 23 de março o Plataforma de Pesquisa, seu ciclo de divulgação de pesquisas universitárias sobre arte. O primeiro encontro tem como convidado o artista plástico e pesquisador Milton Machado, que apresentará seu trabalho intitulado Depois da história do futuro: (arte) e sua exterioridade. A reflexão de Milton Machado, segundo suas palavras: “trata de deslocamentos criativos, de movimentos e de transformações (...) Parte de modelos observados na ciência, na tecnologia, na arquitetura e no design, para examinar casos – o da arte em particular – em que objetos que existem extraordinariamente promovem a produção de um conhecimento que questiona o objeto ordinário e o modelo ordinário (...)”. Analisa “casos em que resultados e respostas muitas vezes são excessivos, inesperados, de impossível (e desaconselhável) prescrição; casos em que as narrativas muitas vezes escapam aos roteiros pré-programados da maestria e do controle; casos em que o trabalho significativo muitas vezes projeta sua exterioridade, em que os objetos operam por meio de deslocamentos, seja do sítio [site] e das condições para a produção de arte, seja dos significados – do trabalho, da arte mesma – ativados por essa produção.”

O ciclo de palestras propõe aos artistas plásticos e críticos atuantes no circuito das artes e no meio universitário que apresentem suas teses, defendidas no meio acadêmico, de forma accessível para o grande público. De acordo com o coordenador do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors, “a atividade pretende discutir as teses fora das salas de aula, fazendo circular a produção de pensamento relacionada às artes”. O projeto conta com a consultoria de Gloria Ferreira, doutora em História da Arte.

Sobre Milton Machado
Artista plástico e pesquisador, desde 1970, diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Textos publicados em livros, revistas, jornais e websites. De 1979 a 1994, foi professor do Centro de Arquitetura e Artes da Universidade Santa Úrsula e, de 1983 a 1994, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É professor adjunto do Departamento de História e Teoria da Arte e do PPGAV-Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes EBA / UFRJ.

Coordenação: Marcio Doctors
Consultoria: Gloria Ferreira
-
Entrada Gratuita
Para sua comodidade, reserve seu lugar com antecedência: 3202-8554 / 3202-8550 / 4141-9240 / 8236-1825 ou pelo e-mail: cultura@evaklabin.org.br
-
visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 r$5,00 (meia: estudantes e maiores de 60 anos)
gratuidade: crianças até 10 anos
clube do assinante do globo: 20% de desconto
-
Foto: Milton Machado
Módulo de Destruição na Posição Alfa (de História do Futuro)
Escultura, ferro, ca. 460 x 380 cm
Parte de Interventi, individual no Museo Civico Gibellina, Sicília, Itália, 1991
Permanentemente instalado na Case di Lorenzo, Gibellina

Nenhum comentário:

Postar um comentário