quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Plataforma de Pesquisa de outubro | Ana Cavalcanti


Plataforma de pesquisa
programa de divulgação de teses universitárias em arte

Com Ana Cavalcanti
professora da Escola de Belas Artes - UFRJ

Os artistas brasileiros e «os Prêmios de Viagem à Europa» no final do século XIX: visão de conjunto e estudo aprofundado sobre o pintor Eliseu d'Angelo Visconti (1866 - 1944)

25 de outubro, terça-feira, às 17:00h
Entrada Gratuita
para sua comodidade, garanta seu lugar com antecedência:
tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br ou basta chegar antes do início do evento.

Resumo

O que significava o “Prêmio de Viagem à Europa” para os artistas brasileiros na segunda metade do século XIX? O que significou a experiência na Europa para Eliseu Visconti, vencedor do prêmio de 1892? Tais questões foram o ponto de partida desta pesquisa realizada a partir de análises das produções artísticas e leitura de documentos da época, com o intuito de compreender o que se esperava da arte e dos artistas no Brasil oitocentista.



Ana Ca
valcanti é Doutora em História da Arte pela Université de Paris 1 – Panthéon/Sorbonne, Ana Cavalcanti é professora da Escola de Belas Artes da UFRJ e atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da mesma instituição, onde coordena grupo de pesquisa sobre a relação entre crítica e produção artística no século 19 e início do 20 no Brasil. É membro da Comissão de Autenticação das Obras de Eliseu Visconti e integrante do grupo de pesquisa Entresséculos.





visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 inteira | r$5,00 meia
gratuidade: crianças até 10 anos
clube do assinante do globo: 20% de desconto

coordenação: Marcio Doctors
consultoria: Gloria Ferrei

Nenhum comentário:

Postar um comentário