terça-feira, 2 de agosto de 2011

Plataforma de Pesquisa de agosto | Elisa Byington


Plataforma de Pesquisa
programa de divulgação de teses universitárias em arte

Com Elisa Byington
Historiadora da arte


Giorgio Vasari e a invenção do artista moderno

23 de agosto, terça-feira, às 17:00h
Entrada Gratuita




Resumo


Há quem diga que Giorgio Vasari inventou a arte do Renascimento, e mesmo quem sustente que a Historia da Arte não passa de notas de rodapé às Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos, escritas pelo pintor e arquiteto em 1550. Vasari foi responsável pela descrição dos princípios que nortearam a delimitação de um período de três séculos no qual ele identificava a evolução da arte italiana do século XII até os seus dias: de Giotto a Michelangelo. A arte do seu tempo, que rompia com os cânones do passado recente, ele chamava de “arte moderna”. A tese contextualiza o livro de Vasari no debate da época, quando há o esboço de uma teoria das artes e a consolidação do status do artista moderno. O processo é marcado pela fundação da primeira Academia do Desenho em Florença pelo próprio Vasari em 1563.




Elisa Byington se formou em sociologia na PUC-Rio e em Historia da Arte na Universidade de Roma – La Sapienza, onde se dedicou ao estudo da obra de Giorgio Vasari, primeiro historiador do Renascimento italiano. Autora dos livros Galleria Borghese – os tesouros do cardeal (2000) e Palazzo Pamphilj (2001), O Projeto do Renascimento (2009), colabora periodicamente com ensaios e artigos sobre arte clássica e contemporânea em revistas especializadas.




Entrada Gratuita
para sua comodidade, garanta seu lugar com antecedência:
tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br ou basta chegar antes do início do evento.


visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 inteira | r$5,00 meia
gratuidade: crianças até 10 anos
clube do assinante do globo: 20% de desconto


coordenação: Marcio Doctors
consultoria: Gloria Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário