Plataforma de pesquisa
programa de divulgação de teses universitárias em arte
Com Ruth Levy
arquiteta e museóloga da Fundação Eva Klabin, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ
A Exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 1920
19 de abril, terça-feira, às 17:00h
Pavilhão do Distrito Federal | atual Museu de Imagem de do Som
Essa pesquisa buscou situar o meio arquitetônico carioca do início dos anos 1920, tomando a Exposição Internacional de 1922 como evento marcante e cenário privilegiado para a análise da arquitetura do momento de transição entre o ecletismo e o modernismo na cidade, com destaque para o movimento neocolonial. Com a construção de um grande número de palácios e pavilhões, nacionais e estrangeiros, ocupando uma grande área no centro da cidade, a exposição serviu de vitrine, revelando as tendências da arquitetura naquele momento, as idéias e ideais dos arquitetos mais atuantes do período, o repertório arquitetônico e estilístico então em voga e como tudo isso se refletia na prática.
Ruth Levy
é arquiteta e museóloga, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e pós-graduada em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-RJ. É autora dos livros Entre palácios e pavilhões: a arquitetura efêmera da Exposição Nacional de 1908 e A Exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 1920, publicados pela editora da EBA/UFRJ. É museóloga da Fundação Eva Klabin.
Entrada Gratuita
para sua comodidade, garanta seu lugar com antecedência:
tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br ou basta chegar antes do início do evento.
visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 inteira | r$5,00 meia
gratuidade: crianças até 10 anos
clube do assinante do globo: 20% de desconto
coordenação: Marcio Doctors
consultoria: Gloria Ferreira
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário