quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Curador da FEK, Marcio Doctors, é o organizador do livro Passagem secreta, sobre a obra de Brígida Baltar, com lançamento no Rio (23/11) e em São Paulo (27/11)

A artista Brígida Baltar ganha, pela primeira vez, uma publicação que compila sua obra completa: Passagem secreta entremeia imagens com textos de curadores, críticos e pesquisadores da arte. O curador Marcio Doctors colaborou na seleção destes textos e na organização do livro em geral. O projeto foi selecionado em 2010 pelo Programa Conexão Artes Visuais – MinC / Funarte / Petrobrás. O público poderá captar seu exemplar em dois eventos de lançamento, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O livro, Marcio Doctors:

Fazer este livro com Brígida Baltar foi uma aventura, no sentido inesperado do seu conceito visual e do seu conteúdo. Não nos limitamos a um mero registro cronológico de seus trabalhos ou a uma sucessão de obras já existentes e em circulação. Buscamos preservar no processo de sua concepção a ideia processual inerente à sua obra. Portanto, o livro foi todo pensado em processo e Brígida se permitiu liberdades criativas, transformando-o em mais um de seus trabalhos. O leitor encontrará dois ensaios visuais inéditos, que traduzem a maneira como ela se percebe e se faz perceber pelo mundo ao estabelecer o afeto como o conceito que costura secretamente o sentido de sua ação artística. Fizemos uma entrevista que acompanhou passo a passo a diagramação, transformando-se no substrato que juntou nossos pensamentos, guiando subterrânea e intuitivamente a concretização desta publicação. Os trabalhos foram agrupados de maneira a explicitar a ideia de que eles fazem parte de conjuntos mais amplos no tempo, cujo processo pode levar alguns anos até a sua finalização. E os textos críticos selecionados, assim com a sua biografia, estabeleceram conexões, através de pontuações e comentários, que revelam o íntimo como uma das chaves para que se possa perceber o lugar da fala da artista. Este é um livro-obra que nos convida a atravessar uma Passagem secreta, para que possamos, assim como Alice, passar para o universo singular de Brígida Baltar, onde uma silenciosa e sutil intimidade com a materialidade da natureza do mundo revela as fissuras por onde a arte se materializa como conceito e afeto.

LANÇAMENTOS:

Rio de Janeiro * Dia 23 de novembro de 2010 às 20h * Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage

São Paulo * Dia 27 de novembro de 2010 às 11 horas * Local: Galeria Nara Roesler * Av.Europa 655, Jardim Europa, São Paulo – SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário