quinta-feira, 13 de maio de 2010

Plataforma de Pesquisa | Lívia Flores

Plataforma de Pesquisa
Programa de divulgação de teses universitárias em arte

Como fazer cinema sem filme?
com Lívia Flores
artista e professora adjunta da escola de comunicação / ufrj e do programa da pós-graduação em artes visuais da escola de belas artes / ufrj
18 de maio, terça-feira, às 17h30
Entrada Gratuita
para sua comodidade, garanta seu lugar com antecedência:tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br ou basta chegar antes do início do evento.
visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: R$10,00 R$5,00 (meia: estudantes e maiores de 60 anos)
gratuidade: crianças até 10 anos
clube do assinante do globo: 20% de desconto
Seria possível pensar o cinema como ready-made assistido? Ou ao contrário,o ready-made como uma espécie de cinema sem filme? A tese busca respostas para tais perguntas na própria obra de Duchamp. Concentrando-se em La Mariée mise à nu par ses célibataires, même, segue trilhas abertas por pensamentos que nos levam à discussão da imagem e da linguagem inscritas nas coisas materiais. Nietzsche e Blanchot, o pensamento trágico e o iconoclasta, Deleuze, Borges e Hollis Frampton traçam seus percursos nesse labirinto. O mundo se pensa como texto ou filme, sonho ou imagem ao espelho. Ao final, constatam-se certos efeitos sobre a noção de obra de arte que incidem diretamente na relação entre artista e público – uma relação propriamente política.
Lívia Flores é artista e trabalha com instalações cinemáticas desde o final dos anos 90. Recentemente vem pesquisando a incidência do cinematográfico sobre modos instáveis de produção em arte, a partir de experiências onde o filme se torna facultativo. É professora adjunta da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) e do Programa da Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes(EBA/UFRJ).
coordenação: Marcio Doctors
consultoria: Gloria Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário