sexta-feira, 30 de abril de 2010

1ª palestra de Ouvindo os olhos da crítica


A primeira palestra do seminário Ouvindo os olhos da crítica acontece nesta segunda-feira, com Ronaldo Brito.
A idéia do seminário é reunir críticos representativos do cenário contemporâneo das artes plásticas brasileiras para que façam uma reflexão, através do foco de seus interesses, sobre a atualidade das artes.
Confira a programação completa clicando aqui

3 de maio, segunda-feira, às 19h30
A Ética, a Poética da Crítica
Ronaldo Brito


A questão da crítica de arte está vinculada, necessariamente, à Dimensão Crítica, uma das instâncias constitutivas do projeto moderno pós-iluminista. E é essa Dimensão Crítica o que parece cada vez mais, hoje em dia, arcaica ou inviável.
Ao mesmo tempo em que a alternativa se revela irrisória – um behaviorismo generalizado – para não desmoralizar o termo Pragmatismo, uma das correntes filosóficas cruciais da modernidade – que incentiva uma visão do real como um processo opaco, imune ao pensamento. Que dirá, então, ao pensamento poético.
A diversidade da produção contemporânea resiste a conceitos consistentes mas não o faz por sua própria força: é uma diversidade pura e simples, movida afinal pela dinâmica do mercado, pela indústria do lazer e do turismo. Ao crítico de arte, na acepção moderna do termo, a saída, como sempre, é a interrogação criativa do fenômeno da arte. A começar pela escolha das obras que de fato se endereçam à sua razão e à sua sensibilidade estéticas singulares. Ou seja, escolhas que atendam à sua ética de trabalho. A tarefa da crítica é propagar, pelo verbo, a potência estética das obras. O que inclui, é evidente, a elucidação de seu processo formal. Mas isto talvez não seja suficiente. A crítica deve, ela própria, obedecer a um princípio poético, que a justifique como produção cultural autônoma.

Ronaldo Brito é professor do Programa de história social da cultura / PUC, RJ. É critico de arte e curador independente. Entre suas curadorias recentes podemos destacar as de Miguel Bakhun (Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, 2010); Jorge Guinle ( MAM Rio, MAM S.P., Fundação Iberê Camargo, 2009) e Paulo Pasta (CCBB, Rio, 2009). Publicou vários livros, entre outros, “Vértice
e ruptura do projeto construtivo brasileiro”; Sergio Camargo; Oswaldo Goeldi; Iberê Camargo; Waltercio Caldas; Amilcar de Castro; Marcia Carmen Perlingeiro. E os livros de poesia “Asma” e “Quarta do singular”.

inscrição: tels. 3202-8554 3202-8550 8236-1825 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br
valor: r$350,00 e r$175,00 (meia: maiores de 60 anos, estudantes, professores, artistas, críticos, curadores e profissionais de museus)
também é possível assistir conferências avulsas
clube do assinante o globo: 20% de desconto
visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 r$5,00 (meia: estudantes e maiores de 60 anos)
gratuidade: crianças até 10 anos clube do assinante o globo: 20% de desconto

visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 r$5,00 (meia: estudantes e maiores de 60 anos)
gratuidade: crianças até 10 anos clube do assinante o globo: 20% de desconto

imagem: Nelson Felix / Sem título, Instalação nas Cavalariças do Parque Lage, RJ, 2009 / 60 vigas de ferro e anel de mármore de 9 toneladas e de 2,3 metros de diâmetro / Foto: Vicente Mello

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