segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Plataforma de Pesquisa com Cristina Salgado


Moça, 2002

Apresentação da tese de Cristina Salgado ESCULTURA COMO IMAGEM.
Dia 17 de novembro, terça-feira, às 17h. Entrada gratuita.

Sobre o trabalho:
O título da tese surgiu para a artista no primeiro instante de sua decisão de fazer um projeto de doutorado. Fincou-se como uma percepção sintética, que traria concentrada uma possível verdade sobre sua relação com seu trabalho. Toda a pesquisa da tese seria o desdobramento desse título-cápsula e a busca de entendimento da imagem a que se referia. A pesquisa começou com o encontro do significado primordial da palavra imagem a partir de sua tradição literal, definitivamente anti-pictórica, que começa com a criação do Homem à imagem e semelhança de Deus, portanto, uma questão de semelhança espiritual. O desenvolvimento da pesquisa nesse sentido levou a leituras sobre um momento-chave da cultura ocidental cristã: o Iconoclasmo Bizantino, ocorrido no século 9, quando a guerra contra as imagens exigiu a formulação de uma defesa definitiva, que conceituou e legitimou a presença da imagem no ocidente e que é, ainda hoje, a base de nossas relações com a visualidade. O contato com a história da imagem e seu conceito normatizado no Bizâncio pareceu, para a artistapesquisadora, o desvelamento do título seminal Escultura como imagem. Em outras palavras, existe em sua produção de arte uma unidade subjacente que a percorre invisivelmente, independente das diferentes materialidades em que seu trabalho se dá; usando os termos próprios da doutrina da imagem bizantina, sua imagem natural, que fundamentaria sua produção icônica, isto é, sua imagem primordial, invisível, que nortearia sua produção de imagens visíveis. A imperfeição e, em alguns momentos, incongruências observadas na analogia dos processos artísticos vividos pela autora com a doutrina bizantina cristã da imagem, acabaram fornecendo mais elementos de reflexão e pesquisa, especialmente conectando processos de produção de arte, o pensamento surrealista e a teoria psicanalítica – campos que sempre lhe interessam como artista. A conclusão da tese foi a de que o processo criador na arte envolve necessariamente a duplicidade da ascese iconófila e do delírio iconoclasta.

CRISTINA SALGADO nasceu no Rio de Janeiro, é doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ; professora no Instituto de Artes/UERJ e no Departamento de Artes e Design/PUC-RJ. Em 2009, participa como professora do programa de Fundamentação, na Escola de Artes Visuais do parque Lage. Desde 1980 participou de inúmeras exposições coletivas, entre elas: Como vai você, Geração 80? (1984, EAV-Parque Lage), Panorama da Arte Brasileira (1997, MAM-SP), Caminhos do Contemporâneo (2002, Paço Imperial-RJ) e Abrigo Poético (2002 MAC-Niterói). Suas exposições individuais mais recentes foram Escultura como Imagem (2008, Paço Imperial-RJ) e Nudez e território, com a instalação Grande nua na poltrona vermelha (2009, Cavalariças da EAV do Parque Lage). Foi Artista Residente no Yorkshire Sculpture Park; premiada com a Bolsa Rio Arte e com Bolsa de Pesquisa no Exterior – CAPES, na University of the Arts London. É representada pela Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro.


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