sexta-feira, 27 de março de 2015

sexta-feira, 20 de março de 2015

Temporada 2015 de Concertos de Eva começa no próximo dia 26

A temporada 2015 de Concertos de Eva começa no próximo dia 26/03, apresentando o pianista Fábio Martino. Os ingressos já estão esgotados.


Ministério da Cultura e Klabin S.A. apresentam

CONCERTOS DE EVA

FÁBIO MARTINO, piano

26 DE MARÇO, QUINTA-FEIRA, 20h30
Visita guiada às 19h
Coquetel às 20h
Concerto às 20h30

Ingressos: R$50,00 inteira | R$25,00 meia (acima de 60, estudantes)
Reservas com antecedência:
Tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br
Clube do assinante do globo: 20% de desconto

PROGRAMA:

LUDWIG VAN BEETHOVEN  (1770-1827)
Seis Variações sobre um tema original em fá maior op. 34 (1802)
Thema. Adagio
Var. I.
Var. II Allegro ma non troppo
Var. III Allegretto
Var. IV. Tempo di Menuetto
Var. V. Marcia. Allegretto
Var. VI. Allegretto - Adagio molto

Sonata "Appassionata" em fá menor ( 1804/05)
Allegro assai
Andante con moto
Allegro ma non troppo - Presto

FRANZ LISZT (1811-1886)
Rapsodia Espanhola  (1863)

Sobre Fabio Martino:
"Mágico ao piano"
Hannover Allgemeine Zeitung

Já aos cinco anos de idade Fabio Martino começou a tocar piano, no instrumento de sua avó.
Dezessete anos mais tarde - após uma rigorosa formação nas principais universidades do Brasil e Alemanha - Martino compra seu primeiro instrumento Steinway, com o dinheiro do primeiro lugar conquistado no   maior concurso internacional de piano da América Latina, o "BNDES", com quantia equivalente a 48 mil dólares. Na final, com 22 anos, venceu  seus concorrentes - um japonês de 28 e um russo de 29 anos de idade. 

Um ano mais tarde, 2011, Martino conquista o primeiro lugar com um prêmio de 10 mil euros no concurso internacional de piano "Ton und Erklärung" (som e palavra) promovido pelo Círculo Cultural da Economia Alemã. Martino é considerado ousado e ao mesmo tempo aberto a desafios no cenário pianístico internacional.

Um marco importante em sua carreira foi o  lançamento do seu primeiro CD solo com obras de Brahms, Schumann e as primeiras audições mundiais da 3a Sonata para piano de York Höller e dos 3Estudos Intervalares de Edino Krieger. O compositor Höller elogia "a sua expressividade, o seu poder, a sua sensibilidade, sem deixar de mencionar a sua perfeita técnica ao piano...". O "Frankfurter Allgemeiner Zeitung" escreve após um de seus concertos: "Fabio Martino reviveu energicamente o 5° concerto para piano e orquestra de Beethoven com uma força criadora decisiva, demonstrando prazer nas passagens harmoniosas, mas também vigor e brilho nos momentos de virtuosismo."

Como solista, Fabio Martino interpreta internacionalmente concertos para piano e orquestra de Prokofiev, Rachmaninov, Beethoven, Schumann, Medtner, Mozart entre outros, acompanhado por importantes orquestras nacionais e internacionais como OSESP, OSB, Filarmônica de Minas Gerias, Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, Orquestra Filarmônica de Duisburg, entre tantas outras.

Seus concertos e recitais no Festival Internacional de Piano de Miami, no Gilmore Festival ou no Heidelberger Frühling, na Rádio NDR em Hannover ou no Gasteig em Munique deixaram o público e crítica especializada extremamente bem  impressionados.

Em 2014, Fábio Martino atuou novamente como solista da Filarmônica de Minas Gerais em Belo Horizonte e com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo na Sala São Paulo além de dois recitais solo na série de solistas da OSESP.

Este ano, Fabio Martino inicia sua temporada de concertos no Brasil abrindo a série "Concertos de Eva" da Fundação Eva Klabin em 26 de março. Estão programados ainda concertos com a Orquestra Sinfônica Brasileira no Teatro Municipal e na Cidade das Artes, no mês de abril, entre vários outros.



O Programa de Educação da Fundação Eva Klabin convida para participação na atividade "IMPRESSÕES - RIO 450 ANOS", que será realizada nos finais de semana do mês de março. A oficina envolve a história do Rio de Janeiro e alguns procedimentos relativos à gravura. Além dessa oficina, vão acontecer visitas ao acervo da casa-museu.