terça-feira, 16 de agosto de 2011

Projeto Respiração na Maré


Fundação Eva Klabin realiza oficina de arte na Maré

A Fundação Eva Klabin realiza a Oficina do Projeto Respiração dirigida aos alunos do curso de Mediadores Culturais do Ponto de Cultura Rede de Arte e Cultura da Maré. A oficina será comandada pela artista plástica Anna Bella Geiger e tem o objetivo de apresentar ao grupo o Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin e propor atividades que, a partir do conceito do projeto, proporcionem aos participantes uma experiência de aproximação com a arte e com seu potencial transformador.

O Ponto de Cultura é ligado à Redes de Desenvolvimento da Maré (www.redesdamare.org.br) e promove, entre várias outras atividades, o curso de formação em mediação cultural para jovens interessados em arte e cultura e que desejam futuramente atuar na produção e difusão de projetos e atividades culturais.

O Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin, criado em 2004 pelo curador Marcio Doctors, consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas, propiciando novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange 4.000 anos de história da arte, do Egito Antigo ao Impressionismo. Em 2011, o Projeto Respiração está sendo levado a comunidades da cidade, através de oficinas de arte, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Anna Bella Geiger é escultora, pintora, gravadora, desenhista, artista intermídia e professora. Sua obra é marcada pelo uso de diversas linguagens e a exploração de novos materiais e suportes, situando-se no limite entre pintura, objeto e gravura. Tem trabalhos (fotografias) em museus como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque; O Centro Georges Pompidou em Paris; A Getty Collection, em Los Angeles; o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; a FOGG Collection, em Harvard, Boston e a Biblioteca Pública de Paris. Atualmente apresenta a exposição Anna Bella Geiger circa MMXI no Arte Sesc, no Flamengo, em que faz uma retrospectiva de 60 anos de sua trajetória.

Oficina do Projeto Respiração | Anna Bella Geiger | 18 e 20 de agosto de 2011

Local: Redes de Desenvolvimento da Maré - tel (21) 3105-5531- www.redesdamare.org.br

Realização: Fundação Eva Klabin - site: www.evaklabin.org.br
blog: www.projetorespiracao.blogspot.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Veja Rio indica preciosidades "escondidas" em museus cariocas


A Veja Rio deste fim de semana trouxe um roteiro mostrando preciosidades em acervos de museus cariocas; entre elas o esquife de gato da coleção egípcia da FEK... vale a pena conferir! leia melhor em http://migre.me/5rOcd e http://migre.me/5rOg6

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A FEK realiza duas oficinas do Projeto Respiração em agosto

O Projeto Respiração da Fundação Eva Klabin, criado em 2004 pelo curador Marcio Doctors, consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas, propiciando novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange quatro mil anos de história da arte, desde o Egito Antigo até o Impressionismo.

Em 2011, o Projeto Respiração está sendo levado a comunidades carentes da cidade, através de oficinas de arte, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Em agosto serão realizadas duas oficinas: a primeira, ministrada pelo artista Paulo Vivacqua, será oferecida a alunos do Solar Meninos de Luz, organização que promove educação formal e complementar nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A segunda será realizada pela artista Anna Bella Geiger e será dirigida aos alunos do curso de Mediadores Culturais do Ponto de Cultura Rede de Arte e cultura da Maré.
O objetivo das oficinas é apresentar aos
participantes a Fundação Eva Klabin e o Projeto Respiração e propor atividades que, a partir do conceito do projeto, proporcionem aos participantes uma experiência de aproximação com a arte e com seu potencial transformador.

A oficina Arte Sonora, realizada pelo artista plástico Paulo Vivacqua, vai acontecer nos dias 10 e 11 de agosto, para alunos do Solar Meninos de Luz.

A oficina começa com uma apresentação da museóloga Ruth Levy sobre a Fundação Eva Klabin e o Projeto Respiração. Em seguida, o artista Paulo Vivacqua, que participou da 4ª edição do Projeto Respiração com a intervenção Visita, fará uma apresentação sobre seu trabalho, os princípios que o regem e a proposta da oficina. Vivacqua vai trabalhar com a idéia de objeto sonoro, falando da historia da arte sonora e da musica, apresentando exemplos e vídeos, mostrando a abordagem do som de uma nova maneira, deslocando seu contexto original e analisando suas características. Depois, cada participante irá escolher um determinado som que tenha um significado especial, relacionado a algum estado emocional ou situação e, no segundo dia da oficina, poderá expor sua escolha, descrever esse som e o contexto em que ele se insere. Mais do que reproduzir o próprio som escolhido, o interessante é cada um relatar a sua experiência; falar sobre o som como um exercício de imaginação.

Paulo Vivacqua é artista plástico e músico. Em 2001 foi selecionado pela Bolsa Virtuose para desenvolver seu projeto sobre “A Instalação Sonora” como Artista Residente na Apexart em Nova York, onde aprofunda sua pesquisa no território híbrido entre música e artes plásticas e o cruzamento entre som e espaço. Entre as obras que se destacam nos últimos anos Sound Field (2002, Sound in the Landscape, Artomi), Escape (2002, Museu del Barrio) e Radio Polyphony (2003, Diapason, The Thing) e Sentinels (2004, Sculpture Center ) todos em Nova York. Em 2005 Residuu (5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre), 2006 Stereo Desert (Townhouse Gallery – Cairo) Nympheas (Galeria Artur Fidalgo – Rio), 2006 Visita (Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro). 2007 Deserto (Sternesen Museum – Oslo) e Real Imaginário (Museu Imperial – Petrópolis). Em 2008 foi selecionado para o Prêmio Arte e Patrimônio com o projeto para espaço público Sentinelas, Deserto (Centro Cultural da Caixa Economica Federal – Brasília) e Lug(ar) (1+7 – Museu Vale, Vitória Espírito Santo). Trabalhos recentes incluem a individual V(ar)riações (Galeria Artur Fidalgo – Rio), Artista convidado do 63º Salão de Arte do Paraná em Curitiba no MAC (Museu de Arte Contemporânea) e kms5n6j6jw6EHkuhuf7ytgEQg4jk46a45h (Galeria Laura Marsiaj - Rio, 2011).

O Solar Meninos de Luz é uma organização civil, filantrópica, em funcionamento desde agosto de 1991. Promove educação formal e complementar em regime integral, cultura, esportes e cuidados básicos de saúde nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Oficinas do Projeto Respiração

Paulo Vivacqua – dias 10 e 11 de agosto de 2011 - Local: Solar Meninos de Luz Rua Saint Roman, 149 – Copacabana – Rio de Janeiro / RJ - - tel: (21) 2522-9524 - www.meninosdeluz.org.br

Anna Bella Geiger – 18 e 20 de agosto de 2011 - Local: Redes de Desenvolvimento da Maré – Rua Sargento Silva Nunes, 1012 – Nova Holanda – bairro Maré – Rio de Janeiro / RJ – tel (21) 3105-5531- www.redesdamare.org.br

Realização: Fundação Eva Klabin - www.evaklabin.org.br - Coordenação e organização: Ruth Levy - Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro

Nympheas / Foto do artista

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Plataforma de Pesquisa de agosto | Elisa Byington


Plataforma de Pesquisa
programa de divulgação de teses universitárias em arte

Com Elisa Byington
Historiadora da arte


Giorgio Vasari e a invenção do artista moderno

23 de agosto, terça-feira, às 17:00h
Entrada Gratuita




Resumo


Há quem diga que Giorgio Vasari inventou a arte do Renascimento, e mesmo quem sustente que a Historia da Arte não passa de notas de rodapé às Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos, escritas pelo pintor e arquiteto em 1550. Vasari foi responsável pela descrição dos princípios que nortearam a delimitação de um período de três séculos no qual ele identificava a evolução da arte italiana do século XII até os seus dias: de Giotto a Michelangelo. A arte do seu tempo, que rompia com os cânones do passado recente, ele chamava de “arte moderna”. A tese contextualiza o livro de Vasari no debate da época, quando há o esboço de uma teoria das artes e a consolidação do status do artista moderno. O processo é marcado pela fundação da primeira Academia do Desenho em Florença pelo próprio Vasari em 1563.




Elisa Byington se formou em sociologia na PUC-Rio e em Historia da Arte na Universidade de Roma – La Sapienza, onde se dedicou ao estudo da obra de Giorgio Vasari, primeiro historiador do Renascimento italiano. Autora dos livros Galleria Borghese – os tesouros do cardeal (2000) e Palazzo Pamphilj (2001), O Projeto do Renascimento (2009), colabora periodicamente com ensaios e artigos sobre arte clássica e contemporânea em revistas especializadas.




Entrada Gratuita
para sua comodidade, garanta seu lugar com antecedência:
tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br ou basta chegar antes do início do evento.


visite o museu chegando 1 hora antes do evento
ingressos: r$10,00 inteira | r$5,00 meia
gratuidade: crianças até 10 anos
clube do assinante do globo: 20% de desconto


coordenação: Marcio Doctors
consultoria: Gloria Ferreira



Concertos de Eva de julho | Música Barroca

Concertos de Eva

Música Barroca com o
DUO-FAGERLANDE

Aloysio Fagerlande [fagote]
Luis Carlos Justi [oboé]

18 de agosto, quinta feira
Visita guiada às 19 h
Coquetel às 20 h
Concerto às 20:30 h


Programa
JOHANN SEBASTIAN BACH Oferenda Musical
Arte da Fuga

ANTONIO VIVALDI Sonata em dó maior do “Pastor Fido”
Andante-Alllegro- Andante-Allegro-Allegro

FRANCESCO GEMINIANI Duo-sonata em mi menor
Adágio-Allegro-Largo-Alleg​ro

MARIN MARAIS Variações sobre « Les Folies d’Espagne »

JOSEPH FIALA Duo Concertante para oboé e fagote


ingressos: r$40,00 inteira | r$20,00 meia (acima de 60, estudantes e classe musical)
Reservas com antecedência:
tels 3202-8554 / 3202-8550 / 8236-1825 / 4141-9240 ou pelo email cultura@evaklabin.org.br
clube do assinante do globo: 20% de desconto

Programação e produção: Nenem Krieger
Organização: Marcio Doctors